Pesquisar neste blogue

PROPÓSITO

A CONEXÃO RÁPIDA, CRÍTICA, ENTRE A IMAGEM E A PALAVRA.

O MUNDO E CONTROVÉRSIA.

A ARTE E A POESIA SOBRE A MESA.

A LIGAÇÃO A OUTROS BLOGUES.

PORTUGAL IMAGES:

PORTUGAL IMAGES:
ENTRER ... LA PORTE EST OUVERTE.

DUBITO ERGO COGITO ERGO SUM

DUBITO ERGO COGITO ERGO SUM
CLICAR NA IMAGEM

Páginas

QUAL FUTURO?

Esta imagem acima, de fina louça, que no seu conjunto representa um urso polar branco, um pinguim rei e um panda, num futuro próximo vai ser assim, mera recordação... de museu e vídeo. E esta abaixo, como vai ser? 
A NATUREZA chegou ao limite sustentável e agora reclama. Já não há retorno mesmo que hoje fosse “zero” as emissões de gases que provocaram o AQUECIMENTO versus ARREFECIMENTO global, dito “efeito de estufa”. Não há local no mundo que não sofra as suas consequências. O nosso século vai ser catastrófico... sem Nostradamus nem apocalipses bíblicos, calendários Maias ou outras profecias  messiânicas; os dados foram lançados e as previsões são meramente científicas.
      Todas as civilizações conceberam os seus deuses "pagãos", conforme as suas vivências, costumes, culturas e necessidades. É fascinante a mitologia grega que tanto tem inflamado escritores, poetas e estudiosos. A Atlântida continua na enigmática penumbra dos mistérios.  
Ainda para a engenharia da actualidade, apesar de muitas hipotéticas explicações históricas, continua a ser um mistério a construção das pirâmides do Egipto e a projecção da luz do farol de Alexandria; os antigos conhecimentos astronómicos dos Maias e outros incógnitos conhecimentos da antiguidade que hoje se vão descortinando e surpreendendo a ciência que, só agora, com as novas tecnologias vai fazendo emergir.    
                Voltando à actualidade mas projectada no que parece ser um futuro pouco promissor e não muito distante: no âmbito da engenharia genética, da nanociência e nanotecnologia que são já tão suficientes para antever o imaginativo do que poderá vir a ser a sociedade ainda no nosso século e, por que não, no séc. XXII que se aproxima a passos largos, já a poucas gerações: O homem poderá vir a ser máquina ou super-homem dotado de poderes que a nossa fantasia ainda considera ficção. Inevitavelmente, assim, o homem separa-se de Deus e Nietzsche, sem culpa nem dolo, voltará a inflamar vontades.
A ciência já atribui como certa, sem retorno, a degradação do planeta com catastróficas consequências para a humanidade. Sabemos pela história que as necessidades colectivas, sede e fome, geram conflitos perdurantes tal como foi a peste negra sem remédio, que se propagava tal sombra como quando o Sol se põe. Certamente não será o fim porque a noite dá lugar ao dia, a escuridão à luz e assim sucessivamente "per omnia saecula seculorum"  mas o pior é a "penumbra" que não é uma nem outra.
      http://www.compute-rs.com/pt/conselho-519943.htm

Sem comentários: